Você sabe o que é Treinamento Concorrente?



Com bastante frequência recebo perguntas, tanto na sala de musculação e nas aulas de bike, quanto nos meus atendimentos personalizados:

  • Professora, posso correr e fazer o meu treino de musculação em seguida?

  • Professora, posso treinar e depois fazer sua aula de Bike?

  • Qual eu faço primeiro, treino de força ou aeróbio?


Neste post venho esclarecer essas dúvidas, já que é comum as pessoas se questionarem sobre o assunto.


O que é Treinamento Concorrente?


Quando realizados treinamentos de força e aeróbio (cardiovascular) no mesmo período, denomina-se TREINAMENTO CONCORRENTE, um em seguida do outro ou em forma de circuito, mas desde que seja feito no mesmo período.


De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, os dois tipos de treinos são fundamentais. Devido ao dia a dia das pessoas (principalmente pela falta de tempo), começou-se a utilizar muito esta forma de prescrição.


O Treinamento Concorrente produz adaptações antagonistas e incompatíveis se for esperado o máximo de desenvolvimento de cada um. Isso pode acontecer pelas diferenças nas adaptações musculares, ressíntese de proteína, densidade mitocondrial, densidade capilar, transformação das fibras musculares, alterações hormonais que ocorrem, como efeito de adaptação a cada uma das modalidades.


Alguns estudos mostram que esse tipo de treinamento reduz o ganho de massa muscular e força quando comparado à musculação realizada sozinha. Uns falam que aumenta o nível de fadiga crônica. Outros estudos mostram que não altera os resultados relacionados à resistência, e sim os potencializa. Porém, o fator mais importante é SEMPRE respeitar a individualidade biológica de cada um, levando em consideração variáveis como volume , intensidade, frequência, nível de aptidão física e objetivo do aluno para assim prescrever o melhor tipo de treino para aquela pessoa específica.


O excesso de treinamento (qualquer tipo deles) somado a falta de recuperação adequada é o principal motivo para se obter aspectos negativos. Devido a isso, ressalta-se a importância de um profissional de Educação Física para prescrever o treino mais adequado para o seu objetivo, seja ele feito em dias diferentes, focado na força, preferenciando as questões cardiovasculares ou sendo realizados no mesmo período, como o treinamento concorrente.


Autora do Texto

Heloise Simas

Professora da Incorpore e Personal Trainer

Incorpore Academia

Rua Jaú Guedes da Fonseca, 142

Coqueiros, Florianópolis

(48) 3304-1775

  • WhatsApp

© 2019 Todos os direitos reservados.

Parceiro

Parceiro Viver Bem