O que é condropatia e como a musculação pode ajudar?



O que é condropatia


O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano, e as estruturas patelo-femorais sofrem cargas de compressão e tensão que muitas vezes excedem a sua capacidade, podendo gerar lesão ou desgaste em sua estrutura. Uma dessas lesões é a condropatia.


A condropatia é uma disfunção (desgaste) na cartilagem articular dos joelhos causada pelo repetido esforço irregular, subluxações causadas por desequilíbrios musculares e que vêm se tornando cada vez mais frequente na população em geral por conta dos altos níveis de sedentarismo e sobrepeso/obesidade.

Fonte: meujoelho.com.br

O quadril das mulheres, por ser mais largo que o dos homens por questões fisiológicas e anatômicas, é mais propenso a desenvolver a condropatia. Esse ângulo faz com que as mulheres adotem uma postura inadequada, onde os joelhos sofrem uma rotação interna, se aproximando um do outro e algumas vezes até se encostando durante a marcha. Essa falta de ‘’alinhamento’’ entre as articulações do quadril e joelho faz com que compensações musculares ocorram, e desta forma, aumentem a fricção entre a cartilagem da patela e o fêmur, podendo gerar condropatia.


Tratando a Condropatia


Geralmente o tratamento se concentra na articulação do joelho, o local primário da dor. Porém, pesquisas atuais levam a conclusão de que muitas das condições de uso excessivo do joelho, não são problemas de joelho! E sim, que podem estar relacionadas a pouca estabilidade do quadril, falta de mobilidade nos tornozelos, falta de alongamento em determinados músculos, fraqueza dos músculos posteriores da coxa e abdutores/rotadores do quadril. Por conta disso, entende-se que nem sempre o tratamento da dor/lesão tem como foco o local onde a dor se emana!


Como exemplo, o vídeo abaixo mostra a execução de um exercício dinâmico que auxilia no processo de prevenção de lesão e fortalecimento de alguns músculos estabilizadores dos joelhos. Este exercício trabalha de forma dinâmica os músculos abdutores e rotadores externos do quadril, promovendo uma maior estabilidade dos joelhos. Ativa também de forma isométrica toda a região abdominal, tendo como foco principal os músculos oblíquos do abdômen que estabilizam movimentos rotacionais.

Autor do Texto

Leonardo Werner Collaço

Persnal Trainer e Professor da Incorpore

Instagram: @leowcollaco

Incorpore Academia

Rua Jaú Guedes da Fonseca, 142

Coqueiros, Florianópolis

(48) 3304-1775

  • WhatsApp

© 2019 Todos os direitos reservados.

Parceiro

Parceiro Viver Bem