Veja como a musculação durante a gestação pode ser benéfica para as mamães

Existe uma grande repercussão entre os profissionais da saúde quando se fala de musculação (e atividade física em geral) para gestantes, pois o período de gravidez exige muitos cuidados e existem riscos que não podem ser subestimados. O maior medo das mulheres em praticar atividade física na gestação é de aumentar o risco de aborto espontâneo, parto prematuro, má formação do bebê, entre outros. Contudo, cada caso é um caso e, na maioria das vezes, as mamães podem sim ir para a academia cuidar do seu corpo e da sua saúde.


Quando liberada (é indispensável ter o aval do médico!) e acompanhada por profissionais de educação física, a gestante que faz musculação tem sentido os benefícios dessa atividade diariamente - estudos de caso têm comprovado que a atividade física faz bem para a mamãe, é bom para o bebê, bom para o parto e tem grande impacto na recuperação pós-parto. Como carregar um barrigão exige muito do corpo da mulher, quanto melhor for o seu condicionamento físico, mais tranquilo será o período da gestação.


Pesquisas comparando mulheres grávidas ativas com sedentárias, mostram os principais benefícios de quem pratica atividade física:

  • auxilia no menor ganho de peso durante a gestação e melhor recuperação do peso original no pós-parto;

  • alivia as dores nas costas;

  • reduz o risco de desenvolver doenças gestacionais como a diabetes e hipertensão;

  • melhora a circulação sanguínea e linfática, reduzindo o inchaço nas pernas;

  • reduz o risco de depressão pós-parto;


Rubia dos Santos Ronzoni, cliente da incorpore há cinco anos, contou pra gente como está sendo a experiência dela com a musculação durante seu período de gestação:

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Engravidei em julho de 2017 e continuo malhando. Durante esse período fui questionada inúmeras vezes sobre esse tipo de atividade na gestação. Há um mito que musculação é algo voltado apenas a hipertrofia e que isso poderá prejudicar o desenvolvimento do bebê. Mas a musculação tem inúmeros benefícios e vou citar os que são mais evidentes para mim:

  • Auxiliou no controle de ganho de peso (estou no oitavo mês, ganhei 8 kg sendo 1kg por mês, ganho de peso ideal para gestantes);

  • Contribuiu para circulação sanguínea evitando inchaços nesse período;

  • Continuei fortalecendo a musculatura e articulações, importantes para o momento do parto;

  • Proporcionou bem estar físico e mental (muito importante nessa fase de mudanças);

Obviamente que, ao longo da gestação, diminuí carga (peso) dos aparelhos e fui acompanhada pela equipe que modificou meus treinos de acordo com cada fase.


Atividades físicas sempre fizeram parte da minha vida desde a infância. Há 15 anos a musculação tornou-se parte de minha rotina, pois os benefícios são inúmeros. Quando mudei para Coqueiros em 2012, vi que uma academia chamada Incorpore estava para abrir. Assim que inaugurou me matriculei e de lá para cá foram anos de uma parceria incrível. Além da musculação diariamente, fiz aulas de pilates, zumba, bike, entre tantas outras.


O que me manteve estes anos todos neste espaço deve-se a capacidade da equipe estar em constante aprimoramento, contando com excelentes profissionais, bem como com o investimento constante no espaço físico e equipamentos que estão cada vez melhores, acompanhando as inovações da área.


Por fim, gostaria de socializar a minha experiência porque precisamos disseminar informação correta para que possamos enfrentar o senso comum.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Resumindo: é muito importante consultar seu médico antes de realizar qualquer atividade física, pois como comentamos, cada caso é um caso. Mas quando liberada, a mamãe pode e deve ir para a academia cuidar de si. Quanto melhor for a sua saúde, melhor será a do bebê também! Mas sempre acompanhada por um profissional de educação física, é claro.


A Incorpore Academia oferece o que há de melhor em Coqueiros para a prática de musculação e outras modalidades em Coqueiros - Florianópolis. Nossa estrutura e nossa equipe de professores estão preparados para receber as mamães.

Quer conhecer melhor a Incorpore? CLIQUE AQUI

Incorpore Academia

Rua Jaú Guedes da Fonseca, 142

Coqueiros, Florianópolis

(48) 3304-1775

  • WhatsApp

© 2019 Todos os direitos reservados.

Parceiro

Parceiro Viver Bem