Eu corro, mesmo assim preciso fazer musculação?

Fazer musculação ou qualquer tipo de atividade física em local fechado não é o que mais agrada aos corredores, mas as pessoas insistem em falar que é importante. Será mesmo?

Sobre a corrida...

A corrida é uma modalidade que provoca muito impacto, principalmente para as articulações do tornozelo, joelho e quadril. Como os movimentos realizados são cíclicos, com o decorrer do tempo podem provocar diversas lesões. Essas lesões geralmente decorrem de anormalidades biomecânicas e anatômicas, menor flexibilidade, diminuição da densidade óssea, composição corporal inadequada, fraqueza muscular entre outros fatores.


Sim, a musculação é importante

Um corredor precisa de exercícios que fortaleçam seus músculos de forma correta, para que haja o que chamamos de transferência de força. Isso quer dizer que quando você realiza determinados movimentos com sobrecarga ou não, eles devem fortalecem sua musculatura de uma maneira que você consiga melhorar sua eficiência e assim economizar energia quando for realizar a modalidade, e também, é claro, evitar lesões.


Por isso, é fundamental que a montagem do treino de musculação seja específico para corrida, com base em qualidades físicas bem definidas e de acordo com periodização adequada para você.


Mas calma, se você não gosta daquela musculação monótona que geralmente é repassada em academias, posso te garantir que você não precisa dela!


Na verdade um dos maiores erros que ocorrem na integração da musculação com a corrida é a falta de critério na montagem dos treinos.


Seu treino pode ser bem mais dinâmico e rápido. Com até 45 minutos já é possível fazer um bom trabalho de mobilidade, coordenação, força e flexibilidade.


As quantidades de treino irão variar de 2-4 vezes por semana dependendo de sua disponibilidade e da quantidade de treinos que você realiza na corrida.


Por isso não deixe investir alguns minutos do seu dia no fortalecimento, além de ser essencial para sua vida ele é primordial para quem quer se manter ativo na corrida por muito tempo e, mais ainda, para quem quer melhorar sua performance nesse esporte.


Autora do Texto

Emanuela Rech Pagliochi

Professora da Incorpore e Personal Trainer

Já conhece a Incorpore Academia?

Uma estrutura completa em Coqueiros, Florianópolis. Saiba mais


Incorpore Academia

Rua Jaú Guedes da Fonseca, 142

Coqueiros, Florianópolis

(48) 3304-1775

  • WhatsApp

© 2019 Todos os direitos reservados.

Parceiro

Parceiro Viver Bem