Como evitar o estresse no dia a dia?

O estresse tem sido um grande vilão do mundo atual e no Brasil já é uma das principais causas de afastamento e falta no trabalho, além de causar outros problemas mais graves à saúde das pessoas. Por isso, criamos este post para explicar um pouco melhor esse mal que nos atinge no dia a dia, quais seus sintomas e, principalmente, como a atividade física pode ajudar a combate-lo. Confira!



O que é o estresse?


O estresse é um sentimento natural do ser-humano e pode até ser útil para muitas coisas, como o aumento do desempenho no trabalho, por exemplo. Mas quando em excesso, ele pode trazer consequências graves e, em casos mais extremos, irreversíveis. Portanto, é fundamental perceber se você está passando por algum sintoma de maior estresse e tentar tratá-lo o mais rápido possível.


Cada pessoa é diferente e o estresse pode aparecer de formas diversas, depende do psicológico e físico de cada um. Mas para a maioria das pessoas, os sintomas abaixo tendem a ser os mais comuns - reflita se você possui algum (ou mais de um) deles:

  • dificuldade para dormir;

  • ritmo cardíaco acelerado;

  • cansaço demasiado;

  • dores de cabeça constantes;

  • tensão muscular;

  • mudanças de apetite e alteração significativa de peso (para mais ou para menos)

  • queda de cabelo, acne incomum, herpes, gastrite, etc.;

  • alteração de humor;

  • entre outros problemas que geram desequilíbrio físico e/ou mental.


Caso você tenha identificado que possa estar com um nível de estresse elevado, é muito importante buscar ajuda médica e psicológica para realizar um tratamento adequado.


Como evitar o estresse?


As causas do estresse são infinitas e dependerá muito do que você está passando atualmente na vida. Pode ser um emprego novo, uma cobrança excessiva no emprego atual, trânsito, uma data importante que está para chegar, problemas na família, doenças crônicas, etc. Qualquer situação mais complicada em que não lidamos muito bem pode ser um motivo para o corpo e a mente reagirem ao estresse.

Felizmente, temos também inúmeras formas de combater as causas do estresse e fazer atividade física regularmente é uma das estratégias mais eficazes.


Em primeiro lugar, ao realizar exercícios físicos seu corpo irá produzir hormônios que otimizam seu funcionamento e provocam uma sensação de bem-estar e prazer.

Durante a atividade física, você precisará se concentrar nos movimentos que estará fazendo. Desse modo, automaticamente será estabelecida pausa prazerosa de todos os problemas ficam perambulando pela sua cabeça causando ansiedade, e assim você consegue assumir completamente controle do seu corpo e trazer seus pensamentos para o momento presente.


Outro benefício que a atividade física (praticada regularmente) proporciona é o aumento da qualidade do sono, fator de extrema importância para combater o estresse, melhorar seu humor no dia seguinte, entre diversos outros fatores positivos para a saúde como um todo.


Pois bem, já sabemos como a atividade física ajuda muito a combater o estresse. Então veja abaixo algumas ideias do que você pode fazer:


MUSCULAÇÃO E GINÁSTICA


Atividades mais comuns em academias, a musculação, ginástica e outras aulas coletivas atuam de forma diferente (e complementar) para o corpo, porém são igualmente poderosas para combater o estresse. Isso porque além de fazerem muito bem para seu físico, elas são executadas num ambiente de motivação e promoção à saúde - outras pessoas também estarão ali com objetivos similares aos seus e isso faz com que o coletivo se ajude para que o desempenho individual seja melhor.


Saiba mais sobre:


YOGA E PILATES


Estas modalidades são perfeitas para aprender a respirar e relaxar, aliviando tensões musculares e aprendendo a ter maior controle sobre suas emoções no dia a dia. Além disso, o Yoga e o Pilates também irão proporcionar aumento da flexibilidade, melhora de postura, fortalecimento muscular, entre outros benefícios. Veja mais detalhes de cada modalidade:


MUAY THAI


O muay thai é uma das artes marciais mais completas. Durante uma aula de aproximadamente uma hora, existe um gasto calórico que pode chegar a 1000 calorias e praticamente todos os músculos do corpo são exigidos, promovendo o fortalecimento, flexibilidade e condicionamento físico como um todo.


Essa modalidade é poderosa para o alívio do estresse, pois além dos benefícios físicos, o muay thai fortalece a saúde mental, aumentando a autoconfiança e sensação de segurança. Para saber mais, clique aqui.


CORRIDA


Uma atividade que certamente está no top 5 da lista contra o estresse é a corrida. O estresse excessivo traz diversos problemas e com o tempo seu coração e sistema imunológico irão ficar sobrecarregados, podendo causar problemas cardiovasculares, diabetes, artrose, etc.


Se você tem uma vida agitada e frequentemente se encontra sob momentos de estresse, saia para uma corrida!


Além de aumentar suas capacidades físicas e diminuir os riscos de doenças e problemas no coração, correr te leva a um momento particular onde você pode se reencontrar com seus pensamentos. Se você conseguir usar isso como uma vantagem, certamente verá como alguns problemas do dia a dia ficarão menores e mais fáceis de resolver. Junte isso com a endorfina que a corrida libera e você deverá ter menos estresse no dia a dia!


Mas não é todo mundo que consegue correr, pois isso exige já ter algum preparo físico. Caso você não tenha, criar uma rotina de caminhadas também é uma ótima ideia e, nesse caso, 30 minutinhos por dia de caminhada farão uma diferença enorme na sua vida.


Concluindo


Existem diversas outras atividades físicas muito eficazes para não apenas combater o estresse, mas aumentar a sua qualidade de vida como um todo. O importante nesse caso não é exatamente o que você faz, mas sim se está fazendo.


Encontre uma atividade que você goste e te motive a pratica-la todos os dias!

Já conhece a Incorpore Academia? Uma estrutura completa em Coqueiros, Florianópolis. Saiba mais

Incorpore Academia

Rua Jaú Guedes da Fonseca, 142

Coqueiros, Florianópolis

(48) 3304-1775

  • WhatsApp

© 2021 Todos os direitos reservados.

Parceiro

Parceiro Viver Bem